Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Úlcera por pressão

A úlcera por pressão é uma área localizada de lesão ou necrose celular,  que se desenvolve quando o tecido mole é comprimido entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um tempo prolongado.

Classificação:
Estágio I – Nesta alteração, quando comparada a parte lesionada com os tecidos adjacentes ou outras áreas  do corpo, observa se aumento ou diminuição da temperatura, mudança na consistência do tecido (edema, endurecimento ou amolecimento), prurido. Nas pessoas de pele clara pode se apresentar como um eritema que não embranquece após remoção da pressão. Nas pessoas de pele escura pode se apresentar como descoloração, manchas roxas ou azuladas.

Estágio II - Ocorre perada parcial da pele, envolvendo epiderme, derme, ou ambas. A úlcera é superficial, e clinicamente aparece como abrasão, bolha ou cratera rasa.

Estágio III – É a perda de pele na sua espessura total envolvendo danos ou necrose do subcutâneo, não chegando até a fáscia muscular. Apresenta-se como uma cratera profunda.

Estágio IV – É a perda de pele na sua espessura total, presença de necrose tecidual, com destruição extensa ou danos dos músculos, ossos, ou outras estruturas de suporte como tendão ou articulações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário