Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

RESUMO DA AULA: Conceitos e Teorias da Administração


Funções administrativas:
Planejar
Dirigir
Organizar
Executar
Controlar
Teoria  é um conjunto de preposições que procuram explicar os fatos da realidade prática. (Maximiano, 2004)


 Teoria científica
 Teoria burocrática
 Teoria clássica
 Teoria das relações humanas
 Teoria estruturalista
Teoria dos sistemas
Teoria neoclássica da administração
Teoria comportamental
 Desenvolvimento organizacional
Teoria contingêncial
 Novas abordagens


Todas as teorias administrativas baseiam se em 5 elementos:
Tarefa
Estrutura
Pessoa
Ambiente
Tecnologia



Teoria Científica- Taylor
Ênfase na tarefa, aumentar eficiência do operário, com divisão de trabalho, método de trabalho para execução da tarefa, tornando o operário sabendo de uma função específica e menos da empresa como um todo .

Teoria clássica da administração- Fayol
Ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico. 14 princípios básicos:
Divisão do trabalho, autoridade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação dos interesses individuais, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade dos funcionários, iniciativa, espírito de equipe.


Teoria das relações humanas
Ênfase na pessoa; buscava conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos.  Foco no homem social (até então foco no homem econômico). Começa se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisões. Na organização informal, valorização do homem e suas necessidades.


Teoria Burocrática
Ênfase no processo, o comportamento passa a ser preestabelecido, valoriza normas e regras. Desenvolveu se em função a necessidade de um modelo organizacional racional, devido o crescente tamanho e complexidade das empresas.

Teoria estruturalista
Ênfase no ambiente, pessoa, estrutura. Os autores procuram inter-relacionar as organizações com seu ambiente externo. Organização formal e informal, abordagens múltiplas. Balanço entre objetivos organizacionais e individuais.


Teoria Neoclássica
Redenção da teoria clássica, devidamente atualizada para problemas administrativos atuais.
Principais características:
Ênfase na prática administrativa, nos princípios gerais da administração, e nos objetivos e resultados. Enfatiza as funções do administrador (planejar, organizar, direcionar, controlar, avaliar).  3 funções fundamentais do administrador: tornar economicamente produtivos os recursos organizacionais, minimizando riscos e maximizando oportunidades; tornar produtivos os recursos humanos, fazendo pessoas trabalharem juntas; desempenhar uma função pública, o administrador é visível e representa algo na comunidade.

Teoria comportamental ou teoria Behaviorista da administração
Behaviorista: comportamento. Abandono das posições normativas e prescritivas. Adoção de posições explicativas e descritivas. Ênfase nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional.
Fundamenta se no comportamento individual das pessoas. Estuda-se a motivação humana para explicar como as pessoas se comportam, 1- necessidades fisiológicas, níveis mais baixos mais de vital importânica: alimentação, sono e repouso, desejo sexual, 2- necessidades de segurança, 3- necessidades sociais, 4- necessidades de estima,  5- necessidade de auto-realização(nível mais alto). Dentro da teoria comportamental a teoria dos dois fatores de Hezberg, fatores higiênicos(condições de trabalho) ou fatores extrínsecos e fatores motivacionais ou fatores intrínsecos( esse depende do indivíduo, está relacionado com conteúdos do cargo, envolve sentimentos de crescimento individual). Teoria X e y de Mac Gregor.  Teoria x: o homem é indolente e preguiçoso por natureza, falta-lhe ambição, egocêntrico, resiste a mudanças. Teoria y: as pessoas não têm desprazer em trabalhar, não são resistentes as necessidades da empresa, tem motivação, potencial de desenvolvimento, aprende sob certas condições a aceitar, mas também a procurar responsabilidade.   

Missão, visão, cultura organizacional e valores

Missão: O que somos? O que fazemos?
A missão deve ser objetiva e clara.
Visão: O que queremos ser em 20 anos? O que queremos alcançar?
Valores:Pode ser considerada a identidade. Fundamentam-se em crenças envolvidas em uma organização,  hábitos, valores, são os adjetivos da organização: Honestidade, ética, comprometimento, fidelidade, agilidade, rapidez, qualidade, confiança, segurança, liderança, tradição.


 
Ações básicas de enfermagem:
Cuidar, gerenciar, educar

A competência do enfermeiro depende:
Conhecimento
Capacidade
Vontade

Funções administrativas:
Planejar
Dirigir
Organizar
Executar
Controlar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário